Saiba como manter seu veículo a diesel e polua menos

Você sabe o que é a mistura rica?
7 de maio de 2021
Testes severos medem a qualidade do lubrificante
27 de maio de 2021

Aprenda como e porque cuidar bem do motor e do filtro DPF em veículos diesel faz a diferença no combate à poluição.

Saiba como manter seu veículo a diesel e polua menos

Na teoria, o discurso é sempre lindo: “Precisamos cuidar do meio ambiente!”, “combater o aquecimento global!”, “cuidar melhor do planeta para as futuras gerações!”. 

Na prática, nem sempre é assim. Você já parou para pensar se está fazendo a sua parte? Caso seja proprietário de um veículo a diesel, sua resposta é bem importante.  

Todos sabemos que as principais vantagens de um motor diesel são o baixo consumo e a capacidade para acelerações mais fortes. Mas é preciso cuidar do equipamento a fim de evitar a emissão de poluentes.

Leia também:

👉 5 dicas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes:
👉 Mais uma novidade no mercado de aditivos à diesel:
👉 Cuide do motor a diesel: garanta eficiência e economia:

As regras do jogo

Os governos criam legislações para esse tema. No Brasil, temos o PROCONVE P7, introduzida em 2012, e estamos rumando para o PROCONVE P8, no qual as exigências para a redução dos limites de emissões serão maiores.   

Em função disso, os veículos já saem das montadoras com tecnologia e componentes específicos para minimizar a emissão de resíduos tóxicos. Nesse sentido, o filtro DPF tem importância capital.

Purificador no escapamento

Se você tem veículo diesel e nunca ouviu falar dele, preste bem atenção:   

A função do filtro DPF é reter a fuligem e depois eliminá-la. Sua utilização permite a redução de 80% a 85% do volume de poluentes lançados no ar.

Para reter a fuligem no sistema de escapamento de um motor diesel, o filtro DPF é composto por porosas paredes de cerâmica, que segura mas partículas e permitem apenas a passagem dos gases.

Posteriormente, quando as atividades no sistema de escape atingem a temperatura mínima de sublimação, essa fuligem é queimada e eliminada.  

O diesel certo no tanque

Para o filtro DPF funcionar de forma adequada, o motorista precisa fazer a sua parte e encher o tanque com o combustível correto. A regra é simples. Confira:

1 – Veículos fabricados depois de 1º de janeiro de 2012 é obrigatório o uso de diesel S10
2 – Veículos fabricados até 1º de janeiro de 2012 podem utilizar um diesel S500

O motivo é a tecnologia envolvida dos filtros mais modernos. Enquanto o S10 contém apenas 10 ppm (partes por milhão) de enxofre, o S500, como o próprio nome indica, carrega 500 ppm.

Ou seja, veículos mais novos pedem diesel mais “limpo”. Contudo – e isso também é importante – os modelos anteriores a 1º de janeiro de 2012 não só podem, como devem usar o S10. Isso porque, embora aguentem diesel com mais enxofre, trabalharão de forma muito mais eficiente com um produto melhor dentro do tanque.

Acredite, vale a pena pagar um pouco mais pelo S10.

Uma dica importante: diesel S10 tem um tom de amarelado para incolor, enquanto o S500 é avermelhado.

Cuide bem do seu motor diesel

Em conjunto ao correto uso do combustível, é preciso ficar atento aos cuidados gerais. Afinal, ninguém quer trafegar com um filtro entupido. Além de poluir o ar, isso acarretará falhas no veículo, perda de rendimento e elevação do consumo.

A maioria das montadoras informa que não há necessidade da troca do componente, mas o uso do combustível e lubrificante incorretos pode levar à diminuição da sua vida útil, sendo necessário a substituição precoce do filtro DPF.

O uso do B12 Premium nas trocas de óleo colabora de forma decisiva no desempenho e proteção do motor diesel e, consequentemente, minimiza o risco de problemas como o entupimento nos filtros DPF.

O tradicional produto, fabricado pela Promax Bardahl é o único tratamento de motores 100% compatível com a nova tecnologia de filtragem para motores diesel no Brasil, o filtro DPF.  

BANNER_BLOG_ADITIVOS