Ao trocar o óleo do motor aproveite para checar 10 itens.

A importância de aquecer o motor antes de sair.
8 de julho de 2022
Ligue o ar quente do seu carro e não entre numa fria.
2 de setembro de 2022

Confira as dicas do Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da Promax Bardahl.

Ao trocar o óleo do motor aproveite para checar 10 itens.

Manter o bom funcionamento e a segurança do veículo exigem cuidados que são, ao mesmo tempo, básicos e constantes. Todo motorista deve solicitar ao mecânico ou técnico do centro automotivo ou posto de gasolina que verifique, durante a troca de óleo, itens como filtros, palhetas, fluidos e pressão dos pneus. O Departamento Técnico de Engenharia e Lubrificação da Promax Bardahl lista 10 pontos fundamentais para ficar atento no momento desse serviço.

1 – Óleo de motor – assim como o sangue em nossas veias, o óleo deve fluir muito bem pelo motor. O período de troca e a verificação do nível são itens básicos a serem monitorados ao menos uma vez por semana. Não perca a etiqueta com a identificação do último serviço, ela é a referência para a próxima troca.

2 – Filtro de óleo – o óleo do motor é como o sangue, não pode circular sujo. Ele deverá ser trocado sempre que substituir o lubrificante.

3 – Filtro de combustível – tão importante quanto o filtro de óleo é a avaliação e substituição (se necessário) desse item. A vida útil da bomba de combustível depende do filtro e não trocá-lo pode tornar mais caro o “molho do que o peixe”. Geralmente na etiqueta de troca de óleo consta o período de troca.

4 – Filtro de ar – é por onde o motor respira. É muito importante avaliar a necessidade de troca para não comprometer a vida útil do motor. Alguns sugerem apenas a limpeza com ar comprimido, mas isso não é o adequado.

Leia também:

👉 Como economizar na manutenção do seu carro novo
👉 5 dicas de manutenção preventiva;
👉 Como preparar seu carro para viajar;

5 – Filtro de cabine (ar-condicionado) – o ar limpo e puro que você respira, dentro do carro, depende totalmente dele. Faça inspeção e a troca sempre que necessário.  Existe produto adequado para higienização. Faça a limpeza do sistema de ar-condicionado com Bardahl Clean Plus.

6 – Transmissão e Diferencial (se houver) – poucos dão importância para o óleo de transmissão e diferencial. Além de checar o nível, peça para verificar se há vazamentos. Caso o nível esteja abaixo do recomendado, complete com Bardahl G-A na proporção adequada (até 10%).

7 – Fluido de direção hidráulica – a cor vermelha diz muito sobre o fluido, facilita a identificação de vazamentos. Quanto mais escuro, é um alerta de que passou da hora de trocar. Se o nível estiver abaixo do mínimo, complete com Bardahl Maxlub ATF.

8 – Fluido de freio – Checar o nível do fluido é o mínimo para garantir a segurança. A partir desse controle, em caso de necessidade, complete o nível e fique atento ao período da troca.

9 – Palheta e líquido do limpador de para-brisa – a borracha do limpador resseca e você só percebe quando mais precisa, ou seja, quando chove. A troca preventiva evita riscos de acidente.  O uso frequente do Bardahl Limpa Vidros pode garantir maior durabilidade das palhetas.

10 – Pressão dos pneus – manter a pressão dos pneus conforme recomendação do fabricante, além de evitar o desgaste prematuro, garante a segurança durante a direção. Como não é possível prever quando o pneu vai furar, tenha sempre um plano B de Bardahl Veda Pneu no porta-malas.

Saiba mais clicando aqui!