fbpx

Sistema de Transmissão: Cuidados com o câmbio manual

Manter o carro limpo evita propagação do novo Coronavírus
Manter o carro limpo evita propagação do novo Coronavírus
19 de março de 2020
Fabrica de Promax Bardahl
Promax Bardahl aumenta produção das linhas de limpeza
17 de abril de 2020

Saiba como manter o funcionamento ideal

Cuidados com o sistema de transmissão

Você que utiliza o veículo diariamente sabe que para ir de um lugar para o outro é necessário mudar de marcha várias vezes, ou seja, é uma das peças mais solicitadas durante sua condução.

O sistema de transmissão é essencial para o funcionamento do veículo e exige alguns cuidados para evitar falhas. Separamos algumas dicas de como você pode evitar problemas.

A caixa câmbio é responsável por conectar o motor com as rodas, para transmitir movimento. Essa peça que faz esta ligação é a embreagem, tendo como principal função aumentar ou reduzir a força e, consequentemente, a velocidade do carro.

Neste artigo, falaremos sobre as funcionalidades do sistema de transmissão. Mas você sabe para que ele serve?

A importância da manutenção preventiva

Para evitar que estes problemas ocorram, alguns cuidados são importantes: o uso adequado do veículo, com as trocas de marcha no tempo e rotação corretos, evitar segurar o veículo num semáforo em subida na embreagem e na caixa de marcha conectados, por exemplo, e também trocar o lubrificante no período recomendado, como determina a manutenção preventiva.

Portanto, o sistema de câmbio é um conjunto de engrenagens, anéis sincronizadores, luvas de engates e eixo de distribuição. Além disso, essas peças estão em movimento constante, com elevado atrito, para garantir o movimento nas rodas.

Devido a isso, a indicação de que a caixa de câmbio está apresentando sinais de problemas é quando você ouve ruido, pois com o veículo em movimento, ou dificuldades para trocar de marcha e no engate para sair. Nestes casos, o recomendado é procurar uma oficina especializada neste serviço, para detectar e corrigir o defeito.

Leia também:

👉 Como economizar na manutenção do seu carro novo

👉 Saiba como mudar a marcha dos novos veículos

👉 Como preparar o seu carro para viajar

Como fazer a manutenção de forma correta?

Como já foi informado anteriormente, a transmissão trabalha com elevado atrito entre um dente e outro. Por isso, necessita de excelente lubrificação no ponto de contato, através de um película que resiste à pressão, para também evitar que os anéis sincronizadores escorreguem, dificultando a troca de marcha.

Vale ressaltar que é importante verificar o nível do óleo periodicamente, de acordo com as recomendações do fabricante, que facilita observar se há vazamentos. Da mesma forma. a reposição do nível deve ser feita num local especializado, utilizando o lubrificante a adequado. A troca completa do óleo também deve ocorrer conforme o manual do proprietário.

Quais cuidados devo ter com a caixa de transmissão?

A troca de óleo, no período recomendado, garante maior durabilidade e funcionamento do sistema de transmissão. Entretanto, alguns fatores podem fazer com que o desgaste seja precoce:

1. Evite deixar o pé sobre a embreagem, enquanto dirige;

2. Não permaneça com a mão no câmbio;

3. Evite a saída em segunda marcha, pois provoca desgaste excessivo por mais que o motor suporte.

Para garantir maior proteção à caixa de câmbio do seu carro, utilize o produto que cria uma película protetora, elevando a capacidade de suportar cargas entre os dentes da engrenagem, sem afetar o funcionamento dos anéis sincronizadores. O uso do Bardahl G/A reduz gastos com manutenção, diminui ruídos e quebra dos dentes, além de facilitar a troca de marchas.

Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse a Loja Bardahl.