Saiba como aumentar a vida útil do óleo hidráulico

Óleo escuro não é um problema
14 de setembro de 2021
Batida de pino pode causar sérios danos ao motor
28 de setembro de 2021

Entenda como funciona um sistema hidráulico e confira 5 dicas fundamentais para prolongar o tempo de uso do óleo.

shutterstock_658180432.jpg

Um sistema hidráulico utiliza óleo sob pressão como sua principal fonte de energia

Ao transformar energia hidráulica em energia mecânica, esse tipo de equipamento permite ao operador realizar trabalhos de “gente grande”, como levantar cargas pesadas ou girar um eixo, por exemplo. Na indústria, podemos citar sistemas hidráulicos de máquinas injetoras e na agrícola, prensas hidráulicas de algodoeira.

Contar com a ajuda de uma máquina hidráulica faz o trabalho pesado parecer simples. Mas você já parou para pensar como essa “mágica acontece?”

Pascal Explica 

Para entender, é preciso conhecer a lei de Pascal, segundo a qual a pressão aplicada a um fluído fechado num recipiente transmite-se uniformemente em todas as direções.

É devido à ação do óleo que máquinas fazem uma pesada placa de aço parecer uma folha de papel. 

Além de transmitir energia através do sistema, os óleos hidráulicos são multifuncionais e também são responsáveis pela lubrificação, transferência de calor e controle de contaminação.

Leia também:

👉 Óleo escuro não é um problema 
👉 Aditivo para diesel protege máquinas agrícolas 
👉 O motor do campo não pode parar 

5 Dicas

Para garantir a melhor performance de um sistema hidráulico, o lubrificante requer atenção para ter sua vida útil prolongada. Confira as 5 principais dicas:

1 – Analisar as propriedades físico-químicas do lubrificante periodicamente, a fim de detectar se estão dentro das especificações ou identificar a presença de possíveis contaminantes.
2 – Realizar a filtragem do óleo periodicamente e o controle da temperatura do lubrificante, para evitar superaquecimento desse elemento e, desta forma, evitar o desgaste prematuro dos componentes, como, por exemplo, bomba, válvulas, atuadores etc.
3 – Trocar os elementos filtrantes para diminuir as impurezas existentes no óleo.
4 – Limpar os componentes e partes para visualização de eventuais vazamentos hidráulicos e, se necessário, o reparo.
5 – Substituir os kits de vedação periodicamente.

Ao escolher um óleo hidráulico, deve-se considerar as seguintes características: viscosidade, índice de viscosidade, estabilidade à oxidação, resistência ao desgaste e se a especificação do lubrificante atende as exigências do equipamento. Essas características determinarão como o fluido vai operar dentro do sistema.

Aditivo 

Como todo lubrificante, o óleo hidráulico trabalha melhor se contar com a ajuda de um aditivo eficiente e de qualidade comprovada.

A Promax Bardahl possui em seu portfólio de produtos o Industrial Additive, um aditivo para óleo de sistemas hidráulicos e de lubrificação em geral de bombas, mancais, guias, sistema pneumático, lubrificador de linha, articulações e compressores.

Devido a função antioxidante, o Industrial Additive garante maior durabilidade do óleo, mesmo em presença de água. Sua camada protetora fornece elevada resistência à degradação e formação de borra, garantindo melhor limpeza e confiabilidade do sistema. Além disso, reduz a corrosão das peças, que se desgastam menos em função da diminuição do atrito e o desgaste entre as partes móveis.

Você Sabia? 

Existem três tipos de lubrificantes hidráulicos encontrados no mercado atualmente. Contudo, devido ao custo elevado, os de base sintética e base água são empregados em aplicações específicas, nas quais temperatura, biodegradabilidade, entre outros fatores, se fazem necessárias.

Os lubrificantes de base mineral são os fluidos mais utilizados na atualidade. Suas propriedades dependem da qualidade dos óleos básicos (processo de refino) e dos aditivos utilizados. Além disso, os aditivos em um óleo hidráulico de base mineral oferecem uma gama de características de desempenho que atendem as mais variadas aplicações.

BANNER_BLOG_ADITIVOS