Férias de verão: garanta uma viagem tranquila e sem dor de cabeça.

Rode tranquilo e com segurança nas férias de verão.
16 de dezembro de 2022
Limpe as partes internas do carro e não deixe a Covid-19 entrar.
30 de dezembro de 2022

Conheça os cuidados básicos para manter o sistema de arrefecimento do seu carro em ordem e evite surpresas desagradáveis com o superaquecimento do motor na hora de pegar a estrada

b2f8fd71-dc1d-46ec-9d71-16bce981f174

Após um ano de trabalho, a viagem de férias é a esperada oportunidade para esfriar a cabeça. Reunir a família, ligar o ar-condicionado do carro e rodar tranquilo rumo ao destino de descanso e lazer é tudo que se quer nestes dias quentes de verão.

Seja litoral, a casa de parentes no interior ou uma das capitais turísticas do Brasil, na hora de pegar a estrada, muita gente planeja o destino, mas esquece que, para chegar lá, é preciso revisar itens básicos do carro. Esse tipo de descuido pode, ao invés de esfriar, esquentar a cabeça de muita gente.

Assim, além do alinhamento de direção e balanceamento de rodas, verificação do nível de óleo, freios, suspensão, sistema elétrico e demais itens de segurança, acrescente a checagem no sistema de arrefecimento à lista de revisão.

A boa notícia é que os cuidados básicos para manter o sistema de arrefecimento funcionando são simples e, basicamente, você mesmo pode conferir regularmente – se possível, toda semana – se está tudo em ordem.

Basta checar se o nível do líquido do sistema de arrefecimento está no volume certo.

COMO FAZER?

É só levantar o capô do carro e conferir o nível do líquido de arrefecimento. A famosa “água de radiador” deve estar entre o limite máximo e mínimo indicado no reservatório. Aproveite e olhe se não há vestígios de vazamentos.

ATENÇÃO!

Essa verificação deve ser feita com o veículo estacionado em terreno plano e com o motor ainda frio. Isso assegura que você encontrará o volume correto do líquido de arrefecimento no sistema.

Se você perceber que o nível do reservatório está abaixo do mínimo indicado, é hora repor com o fluido (água + aditivo), conforme informações que constam no manual do proprietário. Outra opção é fazer uma troca completa. Nesse caso, o recomendado é procurar uma oficina especializada e de sua confiança.

Tão importante quanto garantir a quantidade do líquido de arrefecimento, a qualidade do produto que irá circular no sistema a fim de manter a temperatura ideal do motor, também importa. E muito.

A dica é utilizar produto a base de monoetilenoglicol, de acordo com a NBR e seguindo as especificações do fabricante e, óbvio, que tenha qualidade comprovada pelo mercado. A linha Bardahl Rad Cool tem anos de serviços prestados a motoristas de norte a sul do Brasil.

Fabricados a base de monoetilenoglicol e com tecnologias inorgânica, orgânica ou híbrida, os aditivos para radiador da Bardahl permitem que os motores trabalhem em altas e baixas temperaturas com grande eficiência térmica. Isso porque elevam o ponto de ebulição da água, reduzindo os riscos de superaquecimento.

Leia também:

👉 Saiba como manter a segurança das crianças nas viagens.
👉 5 Dicas básicas para pegar a estrada tranquilo nas férias
👉 Como preparar o seu carro para viajar

MAIS BENEFÍCIOS

Além de não deixar o motor ferver, a linha Bardahl Rad Cool agrega substâncias que protegem o radiador e as partes internas do motor contra corrosão e também auxiliam na lubrificação da bomba d’água e outros componentes, aumentando sua vida útil. Também previne o ressecamento das mangueiras, melhorando o desempenho do sistema de arrefecimento.

Boas férias!

E para a segurança ficar completa, utilize os produtos da Bardahl. Saiba mais em www.bardahl.com.br