fbpx

Cuidados com o carro antes de viajar

8 dicas para economizar o diesel do seu veículo
8 dicas para economizar o diesel do seu veículo
11 de dezembro de 2019
Setor industrial: Saiba mais sobre o segmento alimentício
Setor industrial: Saiba mais sobre o segmento alimentício
8 de janeiro de 2020
Cuidados com o carro antes de viajar

Confira as dicas para uma viagem tranquila e segura

O final do ano está chegando e muitos se programam para as férias ou para curtir os feriados prolongados. E você? Como está sua programação?

Se opção for descer ao litoral ou visitar parentes no interior, é importante não esquecer de nada para aproveitar bem os seus dias de descanso e não ter dores de cabeça.

Se for de carro, saiba que é importante fazer a manutenção preventiva, antes da viagem! Com isso, você não corre riscos e não desperdiça tempo, conseguindo usufruir ao máximo do merecido de descanso.

A manutenção preventiva, garante uma viagem tranquila, pois deixa o carro em bom estado. Então, siga algumas recomendações importantes ao programar a viagem.

 

Troca de óleo

O motor é o item essencial do veículo. Afinal de contas, se o motor é considerado o coração, o óleo pode ser considerado o sangue.

Para evitar problemas, é importante utilizar o lubrificante correto de acordo com as recomendações do fabricante e suas especificações. Exemplo: SAE, API, etc. O produto adequado reduz o atrito e protege as peças, inclusive da corrosão, facilita as partidas, limpa o motor e garante o perfeito funcionamento mesmo sob altas temperaturas do motor.

Vale ressaltar que a troca do óleo deve ocorrer de acordo com a periodicidade (tempo/quilometragem - o que ocorrer primeiro) indicada pela montadora. Em caso de viagens longas, calcule a quilometragem total e verifique se irá vencer durante a viagem, caso isto ocorra, antecipe a troca.

 

Cuidados com os pneus

Os pneus são fundamentais para sua segurança e exige atenção especial. A calibragem deve ser feita semanalmente ou antes de pegar a estrada.

É bastante comum que o motorista tenha que passar por vias esburacadas, trepidações ou solavancos. Por este motivo, é recomendado fazer o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros.

Se o veículo estiver em movimento e o volante puxar para um dos lados, é sinal de falta de alinhamento. Se começar a trepidar a partir de 40 quilômetros por hora é provável que esteja desbalanceado.

A calibragem, o alinhamento e o balanceamento, além de trazer o conforto e segurança, garantem economia de combustível.

Uma dica é sempre ter um produto de reparo instantâneo no porta-malas do seu veículo para se sentir mais tranquilo ainda. Neste caso, o Bardahl Veda Pneu é uma excelente opção.

 

Manutenção preventiva

Cada montadora define o período ideal para revisão e substituição preventiva de algumas peças. Por isso, siga a orientação do manual do proprietário ou de seu mecânico de confiança. Dessa forma, você estará prevenindo problemas mais graves.

Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção preventiva é mais barata do que a manutenção corretiva. Afinal, a troca de algumas peças no final de sua vida útil acaba saindo mais cara e ainda pode danificar outros componentes, tornando obrigatório sua substituição.

Uma dica é utilizar produtos de qualidade, que garantem desempenho e previnem o desgaste prematuro.

Cuidados com o carro antes de viajar

Líquido de Arrefecimento

Antes da viagem, não deixe de averiguar o nível do líquido do sistema de arrefecimento (água + aditivo), pois além ser fundamental para o sistema ele ajuda a manter a temperatura do motor. Por isso, garanta que o nível não fique abaixo do mínimo indicado no reservatório. Se necessário completar ou trocar, use sempre a mistura de água e aditivo. Consulte no manual do proprietário o produto e a concentração adequados. Conheça a linha de aditivos da Promax Bardahl

 

Luzes do painel

No veículo há vários indicadores que podem ser monitorados e indicam falhas ao ficar aceso. Podem ser problemas no motor, na injeção eletrônica, na bateria, entre outros.

A dica é ficar de olho nestes indicadores, e qualquer sinal de anormalidade procure uma oficina mecânica de imediato. Evite viajar sem resolver o problema que pode ser grave. O manual do proprietário explica o que significa cada indicador.

 

A importância da limpeza do veículo

Você sabia que a lavagem do carro protege a pintura? A limpeza remove partículas que podem riscar a lataria. Já a limpeza interna do veículo oferece conforto para os passageiros, principalmente durante as viagens quando passam períodos mais longos dentro do carro. Você sabia que existe uma espuma em aerosol que limpa os estofados e o teto? O Limpa Tudo da Promax Bardahl é o produto ideal. 

 

Ar condicionado

Muitos motoristas só lembram do ar condicionado no verão. No entanto, ao ficar sem uso pode apresentar alguns problemas, como odor desagradável. O ideal é fazer uma limpeza, com produtos adequados e não esquecer de trocar o filtro de ar (conhecido como filtro de cabine), por isso indicamos a utilização do Bardahl Clean

 

Com essas dicas você terá uma viagem segura e confortável, com menor custo de manutenção e que fará diferença na sua programação de viagem. Por isso, utilize produtos que oferecem maior rendimento, melhoria na performance, economia de combustível, entre outros fatores.

 

Linha Bardahl