Nos dias frios de inverno, o interior do veículo pode ser uma ótima pedida para se manter aquecido durante os deslocamentos, seja nas ruas ou nas rodovias. Nesses momentos, entra em ação o velho e bom botão do ar quente, quer seja nos veículos com ou sem ar-condicionado.
Mais que uma espécie de primo pobre do ar-condicionado, o aquecedor exerce um papel fundamental nos meses gelados, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde o inverno costuma ser mais rigoroso.
QUEM É QUEM
Primeiro, vamos entender as diferenças entre esses “primos”. Enquanto o ar-condicionado precisa de um compressor, evaporador e condensador, o aquecedor utiliza apenas o calor gerado do líquido quente que circula na tubulação do sistema de arrefecimento.
A grande notícia, especialmente em tempos de preços de combustíveis nas alturas, é que o ar quente não aumenta o consumo do veículo. Afinal, o motor esquenta naturalmente ao funcionar e o sistema precisa apenas de um ventilador para enviar o ar quente para o interior do veículo.
MANUTENÇÃO
Para não ser surpreendido com eventuais falhas no momento de acionar o ar quente, é preciso cuidar do sistema de arrefecimento. Trocar o líquido de arrefecimento de acordo com as especificações contidas no manual do proprietário é fundamental. Essa medida evita a corrosão e prolonga o tempo de vida útil do sistema.
Leia também:
👉 Em qual momento trocar o líquido do radiador?
👉 Quando deve ser feita a higienização do ar condicionado automotivo?
👉 Você tem dúvidas sobre qual lubrificante comprar?
Também é preciso manter a higienização do sistema de ventilação em dia e a troca do filtro de cabine (se houver), para garantir a qualidade do ar que as pessoas respiram no interior do veículo. Basicamente, é o mesmo utilizado pelo ar-condicionado. Essa medida evita o acúmulo de partículas externas que podem grudar no filtro. Ao contrário do ar-condicionado, o aquecedor não elimina a umidade do ar.
A Promax Bardahl conta com uma linha de produtos que atuam diretamente no bom funcionamento do veículo e, consequentemente, também do ar quente.
A linha Rad Cool traz um aditivo à base de monoetilenoglicol para sistemas de arrefecimento, com tecnologias híbrida, orgânica e inorgânica, desenvolvidos especificamente para garantir o bom funcionamento do sistema.
Para a higienização do sistema de ar-condicionado e ventilação, o Bardahl Clean Plus tem eficiência comprovada. Além disso, não contém solventes tóxicos e seu propelente não destrói a camada de ozônio.
Saiba mais clicando aqui!