Qual aditivo de radiador é indicado para minha moto?

Por que trocar o lubrificante em local especializado?
13 de agosto de 2021
Por que as montadoras recomendam óleo sintético?
26 de agosto de 2021

Essa é uma das principais dúvidas dos motociclistas. Chegou a hora de entender quando o líquido de arrefecimento é necessário e qual escolher

shutterstock_449669911

Se você é amante das duas rodas e nunca parou para pensar sobre a temperatura do motor da sua motocicleta, esse artigo é para você! 

Primeiro, é preciso entender que há dois tipos de motores para motocicleta, os refrigerados a ar e os refrigerados a líquido.

Ar

Motocicletas com arrefecimento a ar contam com um sistema mais simples do ponto de vista técnico e de menor manutenção, pois os motores são mais voltados para a economia do que performance. Isso porque as aletas em volta do cilindro são as responsáveis pela troca de calor, onde o ar que passa entre elas refrigera o motor. 

Importante frisar que, nos casos de motores refrigerados a ar, o óleo lubrificante exerce papel importante. Afinal, além de reduzir o atrito entre as peças móveis internas e evitar que esquentem além do normal, também atua no processo para dissipar calor.

clique aqui e conheça os lubrificantes para motocicleta da Promax Bardahl 

Líquido

No Brasil, o líquido de arrefecimento é usado em motocicletas com motores de desempenho mais elevado, ou nas scooters mais sofisticadas. Trata-se de um sistema mais elaborado, eficiente e complexo em relação à manutenção (demanda manutenção cuidadosa), quando comparado com o processo que utiliza apenas o ar. 

O líquido de arrefecimento que circula no sistema pelas galerias internas do motor é acionado por uma bomba e percorre pelo radiador. Sua função é dissipar o calor interno. O líquido é composto pelo aditivo tipo “coolant” diluído em água desmineralizada na proporção recomendada pelo fabricante. O sistema de arrefecimento precisa trabalhar dentro de uma faixa ideal de temperatura, evitando o superaquecimento. Essa condição ajuda a preservar as peças do motor ao mesmo tempo que favorece seu melhor desempenho.

Leia também:

👉 Você sabe como cuidar bem da sua moto? 
👉 Dicas para cuidar da sua moto 
👉 Por que trocar o lubrificante em local especializado?  

Faça a Escolha Certa

Proprietários de motocicletas com refrigeração líquida precisam de atenção na hora de escolher qual produto deve ser utilizado. A Promax Bardahl conta com produtos de qualidade comprovada como a linha Rad Cool na versão concentrada ou diluída. São à base de monoetilenoglicol, que permite que os motores trabalhem em altas temperaturas com grande eficiência térmica, pois eleva o ponto de ebulição da água, reduzindo problemas com superaquecimento.   

A diferença entre os produtos é que a versão concentrada precisa ser diluído em água desmineralizada (é preciso seguir a recomendação do fabricante da motocicleta ou utilizar na proporção de 30% a 50% de aditivo), a outra já vem diluída e não necessita de nenhuma ação adicional. 

BANNER_BLOG_ADITIVOS