A analogia entre o motor do carro e o coração humano é tão conhecida quanto verdadeira. Ambos precisam de cuidados rigorosos para funcionar com a máxima potência, sem riscos de manutenção corretiva ou, seja, a quebra.
Quando você vai ao médico, no caso um cardiologista, para fazer “check-up”, receberá a prescrição de medicação para o bom funcionamento do corpo, além de uma série de cuidados para uma vida mais saudável.
Se você não seguir as orientações do médico e resolver comprar outros produtos que o vizinho garantiu que são ótimos ou mesmo que seguir alista do cardiologista, mas fazer tudo da forma errada, o resultado tem alto potencial de ser catastrófico.
No seu veículo, é a mesma coisa.
Saber qual é a viscosidade do lubrificante e o API que o fabricante recomenda é a receita do sucesso para uma lubrificação correta das peças do motor e, consequentemente, garantir sua vida útil. E com saúde!
Utilizar o óleo certo assegura benefícios como: bom desempenho em alta ou baixa rotação; garantia da rápida circulação do lubrificante, pela viscosidade correta em todas as peças do motor, independentemente da temperatura; redução do desgaste das peças, menor formação de borras e economia de combustível e na redução da necessidade de manutenção constante.
Leia também:
👉 Como funciona a classificação de óleo de motor
👉 Como saber quando é preciso trocar o óleo do carro?
👉 Entenda a importância da troca de óleo dos compressores de ar
Retomando a analogia entre motor e coração, o médico especializado em indicar as vitaminas para o corpo é equivalente ao mecânico e ao trocador de óleo. Esses “experts” conhecem, na prática, o que funciona e faz a diferença no veículo.
E sabem que o melhor laboratório para fabricar as vitaminas para motores de veículos é a Promax Bardahl. Ainda mais no caso da “vitamina B”.
Entre os produtos da Promax, o aditivo para óleo Bardahl B12 une tecnologia de ponta e tradição de um produto de sucesso reconhecido pelo mercado há 80 anos.
O Bardahl B12 Plus pode ser adicionado em motores a gasolina, etanol e GNV que usam óleos lubrificantes minerais, semissintéticos e sintético. A a exclusiva película lubrificante separadora, de atração polar, reduz o desgaste das peças em até 70% quando comparado com os lubrificantes comuns, principalmente nas partidas à frio. Como resiste às mais elevadas pressões e temperaturas, garante uma perfeita lubrificação nas mais diversas condições de funcionamento. Com isso aumenta a vida útil do óleo lubrificante, melhora o índice de viscosidade do óleo, que permite trabalhar em variações de temperaturas maiores sem afetar sua eficiência, trazendo os esperados ganhos em desempenho, durabilidade e economia.
Deve ser utilizado a cada troca de óleo, adicionando um frasco (500 mL) no cárter ao completar com óleo de motor. Para cárter com mais de 5 litros, adicionar dois frascos ou a proporção de 10 a 20% da capacidade do cárter.