Lubrificando as engrenagens da indústria têxtil do Brasil

Aditivos de Combustível
A vitamina e o tratamento certo para o seu veículo
19 de fevereiro de 2021
Troque o óleo do carro com quem entende do assunto
5 de março de 2021

Descubra a importância de lubrificantes com tecnologia de ponta para a qualidade na fabricação dos vestuários que fazem da moda um dos motores para a economia brasileira

TEAR CIRCULAR

Quando entramos em uma loja para comprar uma peça de roupa, buscamos qualidade e design. Em português mais claro, seja uma camisa polo, camiseta de malha ou um vestido, queremos que seja bom e bonito. Se for barato, melhor ainda. Nesses momentos, pensamos em marca e tendência da moda. O que não passa pela nossa cabeça, é toda a tecnologia envolvida na confecção do produto, ou seja, como aquela peça foi produzida. Também não colocamos na balança outro ponto importante: o quanto essa indústria ajuda a movimentar o Brasil. 

A indústria têxtil nacional representa 16,7% dos empregos formais no país, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit). De acordo com o Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da Fiesp, o Brasil registra mais de 25 mil indústrias do segmento, que atuam em um mercado em expansão. Na contramão das perspectivas pouco animadoras da economia para 2021, é esperado um crescimento na casa dos 3,1% para o setor da moda. 

Para entender melhor o tamanho da indústria têxtil no Brasil, vamos listar 10 fatos levantados pela Abit. São números tabulados em 2019 e atualizados em dezembro de 2020: 

1- Faturamento da Cadeia Têxtil e de Confecção: R$ 185,7 bilhões 

2- Produção média de confecção: 9,04 bilhões de peças; (vestuário + meias e acessórios + cama, mesa e banho) 

3- Produção média têxtil: 2,04 milhões de toneladas 

4- Trabalhadores: 1,5 milhão de empregados diretos e 8 milhões de indiretos. Desse total, 75% são de mão de obra feminina 

5- Segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos) 

Leia também:

👉 Indústria Têxtil: A produtividade é o fator mais importante
👉 Linha Kelube atende vários setores industriais
👉 Entenda a importância da troca de óleo dos compressores de ar

6- Segundo maior gerador do primeiro emprego 

7- Número de empresas: 25,5 mil em todo o País (formais) 

8- Quarto maior produtor e consumidor de denim do mundo 

9- Quarto maior produtor de malhas do mundo; 

10- Representa 16,7% dos empregos e 5,7% do faturamento da Indústria de Transformação  

A essa altura você deve estar se perguntando: “o que toda essa informação sobre a indústria têxtil está fazendo no blog da Promax Bardahl?” 

A resposta está no fato de a indústria têxtil, como qualquer indústria, usar máquinas. E máquinas precisam de lubrificantes. E a Promax Bardahl é referência mundial no assunto e, modéstia à parte, lidera também este segmento.

Da mesma forma que ninguém pensa na confecção da peça de uma roupa, provavelmente nem imagina como um fio é transformado em malha. Isso ocorre no processo de malharia, no qual o fio é entrelaçado. A indústria usa teares circulares, que precisam de lubrificação para funcionar com máxima eficiência. 

Produtos como o Maxlub Tex 085Maxlub Tex 129 oferecem o que há de mais avançado em termos de tecnologia sintética para lubrificação de agulhas e platinas de tear circular, acompanhando as necessidades dos processos mais modernos na malharia e no beneficiamento (tratamento da malha) utilizados no Brasil.

Por se tratar de um produto premium, de tecnologia sintética, o Maxlub Tex 085 e Maxlub Tex 129 ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos e seus acessórios, ao formar uma película protetora entre as peças em movimento, diminuindo o desgaste das agulhas e platinas. Além disso, ao estabilizar a oxidação, retarda a deterioração da máquina e da malha, caso precise ficar estocado por um período.   A qualidade de um lubrificante de alto padrão como o Maxlub Tex 085 e Maxlub Tex 129 também se reflete no produto final. É preciso levar em conta que, em um tear circular, o contato entre o óleo e os fios é inevitável. Devido a sua formulação, o óleo têxtil da Promax Bardahl traz aditivos emulgadores de última geração que possibilitam a lavagem e a fácil remoção total do lubrificante, com total proteção às peças. Com isso, também assegura a estabilidade da cor, sem riscos de manchar o tecido. O resultado pode ser visto nas prateleiras de lojas em todo o Brasil. 

Banner de Produtos Industriais