Você precisa conhecer o teste da máquina Timken

Graxa atóxica evita contaminação na indústria alimentícia
15 de abril de 2021
Trocar o óleo é cuidar da saúde do motor
29 de abril de 2021

Com ele é possível observar o que ocorre com as peças móveis dentro do motor e entender a importância da lubrificação

imagem maquina timken

Você já deve ter ouvido falar nos Alquimistas. Deixando de lado as lendas sobre fórmulas para transformar metal em ouro, eles foram os verdadeiros químicos da antiguidade. Envoltas em mistério, muitas de suas descobertas foram ignoradas pelo povo porque, simplesmente, eles não as entendiam. 

Séculos se passaram e muita coisa mudou. Hoje, os químicos desenvolvem produtos amplamente aceitos pelas pessoas. Mesmo sem saber nada sobre suas composições e, mais importante, como funcionam, a maioria faz uso porque compreende que funciona. 

Do laboratório para o motor

O motor de um veículo, por exemplo. A maioria dos condutores entende muito pouco sobre seu funcionamento, mas não ignora a necessidade de lubrificação para o bom funcionamento. As pessoas fazem as trocas de óleo sem pensar que características, como a viscosidade, evitam o atrito e maior desgaste de peças móveis, como o virabrequim, comando de válvulas, anéis e os cilindros. 

Leia também:

👉 Você sabe qual a validade do óleo de motor?
👉 O aditivo mais poderoso do mercado
👉 Bardahl B12 Plus: Por que utilizá-lo em seu carro?

O mesmo vale para os produtos tratamento de cárter de motores, conhecidos por muitos como aditivos de óleo, fundamentais para preservar a ação dos lubrificantes, especialmente em condições de uso extremo e altas temperaturas. 

Tá bom ou quer mais?

Se, para você, basta saber que o lubrificante é fundamental para o motor, é necessário reforçar que muitos componentes químicos junto ao óleo fazem toda a diferença no rendimento, preservação e economia do veículo. 

Agora, se quiser ampliar seus conhecimentos e entender realmente como funciona, apresentamos o TESTE DA MÁQUINA TIMKEN. 

Trata-se de um método para avaliar a resistência de película lubrificante. É padronizado para avaliar a capacidade de carga e desgaste, conforme norma ASTM D2782. O mais interessante é sua simplicidade e como permite acompanhar in loco como se comportam as peças dentro do motor. 

Entenda o teste da máquina timken em 5 tópicos

  1. Coloca-se óleo comum em uma cubeta, que simula um cárter.
  2. Com o ponto de contato lubrificado, uma alavanca é acionada para exercer uma pressão de aproximadamente 100kg entre o rolete e o anel, ambos de aço.
  3. Como o teste é feito de forma a acelerar o processo de desgaste, a carga aplicada fará a máquina travar, caso a lubrificação não seja a ideal.
  4. No momento do travamento, o medidor de energia aponta consumo máximo. Isso significa que um motor sem lubrificação adequada, além de consumir muito combustível, pode travar.
  5. Outra parte do processo consiste em repetir o teste com carga 50% menor e com uma peça nova (ou parte da mesma que não tenha entrado em contato com o rolete). Esta etapa permite observar e comparar o desgaste das peças e o quanto é possível reduzir utilizando os tratamentos para cárter de motores.

Poder dos produtos da Promax Bardahl a olho nu

Desde a década de 1960, o teste da máquina Timken é utilizado para demonstrar a técnicos, mecânicos e público em geral como um aditivo para lubrificantes específico protege as peças móveis do motor.  

Ao adicionar o produto criado por Óleo Bardahl, em 1939, é possível observar a olho nu o que ocorre no interior do motor quando é criada a famosa película de atração polar. Com ela em ação, a máquina Timken não trava e o desgaste da peça é quase imperceptível. 

Um dos pontos altos da apresentação dos técnicos da Promax Bardahl é quando ocorre falha na lubrificação, simulada após a retirada do óleo lubrificante e o equipamento ainda segue em funcionamento. Isso comprova o poder da película de atração polar do aditivo Bardahl, com capacidade para reduzir o desgaste das peças em até 70%, conforme resultados do teste da sequência IIIF e da demonstração da máquina Timken. Nos produtos recém lançados, a redução do desgaste chega até a 90%. 

Neste vídeo fica ainda mais fácil entender: 

Produtos como o B12 Plus, B12 PremiumB12 Turbo e novo Power Racing carregam o DNA da fórmula original de Óleo Bardahl e oferecem toda a proteção da película de atração polar, bem como outros benefícios desenvolvidos e aperfeiçoados pela maior fabricante de lubrificantes do mundo ao longo dos anos. 

BANNER_BLOG_ADITIVOS