Qual é o melhor momento para trocar ou completar o nível do líquido do radiador?
Em qual momento trocar o líquido do radiador?
27 de novembro de 2019
Cuidados com o carro antes de viajar
Cuidados com o carro antes de viajar
18 de dezembro de 2019
8 dicas para economizar o diesel do seu veículo

Não precisa ser especialista, é muito simples de fazer e seguir

Se existe algo que o motorista se preocupa quando vai abastecer o seu veículo é o preço do combustível. Porém há uma série de fatores que prejudicam a economia que você tentou fazer na hora do abastecimento.

 

Isso ganha maior importância nos casos em que o motorista trabalha com veículos de grande porte?

É sabido que o combustível é um dos custos mais altos para o motorista que está sempre buscando formas de economizar na hora de abastecer. Confira abaixo dicas simples que você mesmo pode fazer:

 

1. Calibre os pneus

Parou para abastecer? Não esqueça de calibrar os pneus. É uma precaução simples, mas que faz diferença no consumo de combustível. Com os pneus murchos o tempo de vida útil é reduzido e o consumo é aumentado.

 

2. Cheque o alinhamento 

É importante realizar a manutenção preventiva para garantir a segurança e economia de combustível. Não deixe rodas e eixos desalinhados, pois isso favorece o aumento de consumo e desgaste dos pneus.

 

3. Peso das cargas

Uma das causas do aumento de consumo de combustível pode estar relacionada ao excesso de carga transportada pelo motorista. O caminhão é projetado para carregar um determinado peso.

 

4. Planeje suas rotas

Antes de sua viagem, faça um planejamento e mapeamento de rotas disponíveis e verifique a que pode tornar a sua viagem mais rápida e segura. Com o comparativo das rotas, é possível averiguar também os postos de combustíveis mais próximos durante o trajeto. Os novos aplicativos auxiliam na escolha da rota mais adequada.

 

5. Atenção aos níveis de velocidade

Conseguir dirigir numa velocidade próxima aos limites permitidos em cada rodovia, além da segurança, garante maior rendimento para o motor e consequentemente redução no consumo. Ou seja, não acelera em excesso e nem frenagem desnecessária, aumentando ainda a vida útil das peças.

6. Escolha do posto de abastecimento de combustível

Não faça opção apenas pelo fator preço no momento de encher o tanque. É necessário saber a procedência do estabelecimento para que haja mais segurança na utilização dos serviços. Em casos de abastecimento com diesel adulterado, isso pode ocasionar gastos não previstos com reposição de peças.

 

7. Troca de marcha

Reduções de velocidade e acelerações bruscas são grandes vilões no consumo de combustível, por isso é importante conhecer o seu veículo nas trocas de marchas. Aliás, mais um dos equívocos é descer em localidades em declive com o câmbio desengatado, chamada “banguela”, pois além de gastar mais combustível é menos seguro ao frear o veículo.

 

8. Utilize aditivos de qualidade

Mesmo com a utilização de combustível de qualidade o sistema pode sujar e para limpeza e proteção o Bardahl Max Diesel é o aditivo ideal. Sua ação detergente e dispersante remove os depósitos de carbono, responsáveis pelo aumento do consumo. Utilize um frasco para 200 litros de diesel a cada abastecimento.

 

Para melhorar a performance do óleo do seu motor, utilize produtos que potencializam e proporcionam a redução do consumo de combustível. O Bardahl B12 Turbo possui uma película de atração polar que reduz o calor, o atrito e o desgaste das partes móveis do motor, proporcionando proteção principalmente ao turbo, que opera em altas rotações e temperaturas.

 

 

Banner da Linha Diesel