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Carros Clássicos: 3 dicas para mantê-lo como novo

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Descubra como dirigir com cuidado, evitar arrancadas e freadas bruscas e manter a manutenção do motor fazem a diferença para colecionadores dessas raridades

Carros Clássicos

Nem todo carro antigo é um clássico. Porém, para ser considerado um clássico, todo carro precisa ter história. Ter marcado uma época, simbolizando uma geração. Pode ter sido pioneiro já no lançamento, ter se destacado pelo estilo esportivo, pelo luxo ou design e, em alguns casos, até ser um membro da família, ou seja, de pai para filho.

Fato é que um carro clássico não sai de moda e fica mais valioso à medida que o tempo passa. O proprietário de um veículo dessa categoria ganha status de colecionador. E também investidor. Além do dinheiro na compra, investe tempo nos cuidados com manutenção e busca por peças originais.

A manutenção de um carro clássico é um fator essencial. Além da estética, cuidar do bom funcionamento da máquina, especialmente do motor, conserva e aumenta a vida útil dos componentes. Tudo para garantir o prazer de dirigir um veículo que faz parte da história.

Confira 3 dicas para manter seu carro clássico como novo

1 – Dirija com cuidado

Por falar em dirigir, uma condução tranquila e suave é um dos segredos para conservar um carro clássico. Primeiro, é preciso aquecer o motor antes de começar a rodar. Esta prática é recomendada para aumentar a vida útil das peças, que renderão mais e melhor após atingir determinada temperatura.

2 – Seja gentil

Com o veículo em circulação, deve-se evitar arrancadas, freadas bruscas e trocas de marcha violentas. Essas ações sobrecarregam o sistema de transmissão, além de desgastar o amortecimento e as buchas de bandeja. Os mesmos cuidados valem para os freios, a suspensão e os pneus, além da bateria e direção.

3 – Atenção ao óleo de motor

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Rodar com o carro clássico regularmente garante a circulação do óleo pelo motor e da água no radiador. Independentemente do tempo de vida do veículo, é preciso checar o nível de óleo e do líquido de arrefecimento, mantendo em dia o calendário de trocas. Vale ressaltar que, na maioria dos casos, o período de troca deve ser por tempo (meses) e não por quilometragem, pois os clássicos normalmente rodam muito pouco. Também é preciso ficar atento ao consumo e a eventuais vazamentos de óleo, que podem ser do motor ou da caixa de transmissão.

Promax tem o lubrificante ideal para o seu clássico

Garantir o poder de lubrificação do óleo é essencial para motores de carros clássicos. Para isso, a Promax Bardahl conta com uma linha completa, com destaque para o Bardahl B12, o Bardahl G-A e o lubrificante para motor Promax Max SL e SL Max.

Bardahl B12

Com a exclusiva película lubrificante separadora, de atração polar, o Bardahl B12 reduz o desgaste das peças em até 70%, ao mesmo tempo em que aumenta consideravelmente a vida útil do óleo no motor. Também melhora o índice de viscosidade do óleo, que permite ao motor trabalhar em altas e baixas temperaturas e, consequentemente, sua eficiência. O B12 deve ser utilizado a cada troca de óleo, adicionando um frasco (500 ml) no cárter para, em seguida, completar com óleo de motor.

Bardahl G-A

Devido sua excelente capacidade de suportar cargas, o Bardahl G-A, ao ser adicionado no óleo de câmbio e diferencial, consegue proteger os dentes das engrenagens por longos períodos. Isso é importante porque, em muitos casos, as peças destes veículos podem ser difíceis de serem encontradas. O G-A deve ser utilizado a cada troca de óleo, adicionando um frasco (100 ml) para cada litro de óleo.

Promax Max SL e SL Max

O lubrificante para motores Max SL é fabricado pela Promax nas linhas 10W-30 (Semissintético) e 15W-40 (mineral premium), e o SL Max 20W-50 (mineral). Eles possuem componentes detergentes e dispersantes – para limpar as superfícies do motor, repelindo sujeira e fuligem das peças e neutralizando os ácidos; aditivos antioxidantes, que permitem proteção a cada troca de óleo; e API SL – uma proteção contra a formação de depósitos (verniz e borra), principalmente nos anéis dos pistões, além de oferecer boa proteção contra a corrosão.

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