Motores a diesel são mais duráveis e econômicos, porém podem acumular muita “sujeira” ( que se tratam de resíduos de carbono) no sistema de alimentação. Para evitar riscos de quebra, fique atento aos sinais, como falha na aceleração, e invista em produtos de tratamentos para combustível.
O motor a diesel é econômico e durável. Essa dupla dinâmica faz desse tipo de motor o preferido tanto entre motoristas de transporte – independentemente se for uma van, um ônibus ou um caminhão – como aqueles que gostam de utilitários mais parrudos, como SUV´s e picapes, tanto na cidade como no campo.
Embora modelos a diesel sejam, em média, de 10% a 12% mais caros que os movidos a gasolina ou flex, o desempenho compensa. Um motor a diesel apresenta maior torque e ainda assim é 30% mais econômico que seu similar com outro tipo de combustível. Nos motores mais modernos, é possível somar tudo isso e obter até 25% menos emissões de CO², quando comparado à gasolina.
Mas, como tudo na vida, nada é perfeito. Apesar dos benefícios, o sistema de injeção eletrônica apresenta particularidades que precisam ser levadas em conta para o bom funcionamento do motor. Ao ser queimado na câmara de combustão, o diesel gera mais resíduos do que a gasolina, por exemplo. Para evitar grande formação de depósitos nos injetores, é preciso ficar atento aos sinais.
Como a queima do diesel é diferente da gasolina (sem centelha/faísca), quando os bicos injetores ficam sujos, provocam restrição de fluxo de combustível e os sinais de que esse problema existe podem ser percebidos pelos motoristas. Não espere a lâmpada indicadora de falha no sistema de alimentação de combustível acender no painel. Falhas na aceleração e aumento do consumo de combustível são os sinais mais claros. Fique atento também à fumaça que sai do escapamento, pois, nesses casos, os níveis de poluição sobem.
Outro ponto de alerta fica por conta dos cuidados quanto à presença de umidade. Isso porque este tipo de combustível tem a particularidade de absorver água e isso provoca problemas de oxidação e corrosão no sistema de injeção. Em casos mais graves, quando o veículo fica parado, pode ocorrer a formação de borras que entopem os filtros, pela presença de bactéria.
Leia também:
👉 Promax Bardahl lança aditivo para diesel, o MAX S10.
👉 8 dicas para economizar o diesel do seu veículo
👉 O diesel melhorou, mas as bactérias estão mais resistentes
Além de ficar atento à necessidade de revisão, há outra medida que ajuda a manter a limpeza do sistema de injeção. O uso constante de produtos com a função de tratamento para combustível garante limpeza no sistema injetor e colabora de forma decisiva para evitar falhas. O efeito prático é o melhor desempenho com maior economia no consumo de diesel.
A Promax Bardahl conta com uma linha de produtos testados e aprovados pelo mercado de tratamentos de combustível. No caso do diesel, os destaques são o Max Diesel e o Max S10, este último protege contra a formação de bactéria. E são indicados para tanques de combustível de veículos com motores a diesel, como caminhões, ônibus, utilitários, 4×4 e 4×2, motores e tanques estacionários, colaboram na limpeza de bicos, bomba injetora e válvulas.
Os produtos que fazem tratamento para diesel da Promax Bardahl protegem os componentes do sistema de alimentação contra corrosão e melhoram a lubrificação na parte superior do motor, bicos injetores e, principalmente, na bomba injetora. Ainda reduzem a formação de espuma no abastecimento, entre outras vantagens que fazem a diferença tanto na bomba como na necessidade de visitas frequentes na oficina mecânica.