Quando devo trocar o óleo lubrificante do carro?

Carros elétricos precisam de lubrificantes?
26 de outubro de 2021
Lubrificantes
Maxtec, lubrificante que proporciona alto desempenho
17 de novembro de 2021

Se você ainda tinha dúvidas sobre o porquê da troca de óleo lubrificante, seus problemas acabaram. Confira o básico para cuidar da manutenção preventiva do motor

Quando devo trocar o óleo lubrificante do carro?

Se você ainda tinha dúvidas sobre o porquê da troca de óleo lubrificante, seus problemas acabaram. Confira o básico para cuidar da manutenção preventiva do motor

A troca de óleo é tão importante que é considerada manutenção preventiva. Manter a lubrificação do motor em dia garante melhor rendimento, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Não importa se o carro é de luxo ou um modelo popular. Se o motor é turbo, aspirado, de baixa ou alta cilindrada. Tem que cuidar. E cuidar bem!

Descuidos, como rodar com o óleo com prazo vencido, acarretam problemas que podem se tornar graves. Começa com ruídos no motor, passa pelo desempenho ruim e aumento de consumo de combustível, chega ao desgaste das peças em função do aumento do atrito e, em casos mais severos, podendo até fundir o motor.

E QUANDO DEVO TROCAR O ÓLEO?

Não tem erro. Para saber o momento da troca de óleo, basta consultar o manual do proprietário do veículo. Geralmente, as montadoras indicam prazos entre 5.000 km ou 10.000 km para efetuar essa manutenção. Caso não tenha o manual em mãos, uma consulta ao fabricante resolve o problema.

A forma como o veículo é usado também influencia no período de troca do lubrificante. Sob uso severo – quando o tráfego urbano exige velocidade baixa em função do constante anda-para, o período de troca do lubrificante pode cair pela metade, em relação ao indicado no manual do fabricante. Por isso, o ideal é verificar o nível do óleo de motor regularmente.

PRECISO TROCAR O FILTRO DE ÓLEO TAMBÉM?

Outra dica fundamental: sempre substitua o filtro de óleo. Se for mantido após a troca, poderá contaminar o lubrificante novo com o volume residual do óleo velho e oxidado. É o popular barato que sai caro.

Leia também:

👉 Carros elétricos precisam de lubrificantes?
👉 5 respostas sobre aditivos de radiador
👉 Por que trocar o lubrificante em local especializado?

TRATAMENTO PARA CÁRTER DE MOTORES FAZEM DIFERENÇA?

Tratar o óleo lubrificante é outra medida importante para potencializar seus benefícios. Sua formulação ajuda a garantir o melhor funcionamento e proteção ao motor. Alguns dos principais benefícios são:
• Aumentar a proteção antidesgaste: prolonga a vida útil do motor, reduzindo o desgaste das peças móveis.
• Potencializar a ação antioxidante: retarda a oxidação do lubrificante, mantendo-o eficiente por mais tempo.
• Melhorar o índice de viscosidade: diminui a variação da viscosidade do lubrificante, mesmo em regime de trabalho com temperaturas mais elevadas.

PRODUTOS DE QUALIDADE FAZEM DIFERENÇA

O tratamento pode ser incluído na troca de óleo de veículos novos, seminovos ou em veículos mais antigos. A Promax Bardahl conta com uma linha completa de produtos desenvolvidos especialmente para garantir a saúde e longevidade dos motores a gasolina, flex e diesel. Desde óleos do tipo sintético, semissintético e mineral, passando pelos produtos B12 Plus, Power Racing, B12 Premium e B12 Turbo, entre outros.

Devido a qualidade de suas formulações e componentes químicos, os produtos da marca Bardahl, fabricados pela Promax, aumentam consideravelmente a vida útil do óleo lubrificante, evitando a perda das características antes do tempo, além de proteger todas as peças do motor contra oxidação e reduzir o consumo de óleo lubrificante. Só assim, você prolonga a vida útil do motor.