Respostas diretas para perguntas básicas

Carros elétricos precisam de lubrificantes?
26 de outubro de 2021
Maxtec, o novo lubrificante que proporciona economia e desempenho para os motores atuais e do futuro
17 de novembro de 2021

Se você ainda tinha dúvidas sobre o porquê da troca de óleo lubrificante, seus problemas acabaram. Confira o básico para cuidar da manutenção preventiva do motor

Respostas diretas para perguntas básicas

Se você ainda tinha dúvidas sobre o porquê da troca de óleo lubrificante, seus problemas acabaram. Confira o básico para cuidar da manutenção preventiva do motor

A troca de óleo é tão importante que é considerada manutenção preventiva. Manter a lubrificação do motor em dia garante melhor rendimento, economia de combustível e menor emissão de poluentes. Não importa se o carro é de luxo ou um modelo popular. Se o motor é turbo, aspirado, de baixa ou alta cilindrada. Tem que cuidar. E cuidar bem!

Descuidos, como rodar com o óleo com prazo vencido, acarretam problemas que podem se tornar graves. Começa com ruídos no motor, passa pelo desempenho ruim e aumento de consumo de combustível, chega ao desgaste das peças em função do aumento do atrito e, em casos mais severos, podendo até fundir o motor.

E QUANDO DEVO TROCAR O ÓLEO?

Não tem erro. Para saber o momento da troca de óleo, basta consultar o manual do proprietário do veículo. Geralmente, as montadoras indicam prazos entre 5.000 km ou 10.000 km para efetuar essa manutenção. Caso não tenha o manual em mãos, uma consulta ao fabricante resolve o problema.

A forma como o veículo é usado também influencia no período de troca do lubrificante. Sob uso severo – quando o tráfego urbano exige velocidade baixa em função do constante anda-para, o período de troca do lubrificante pode cair pela metade, em relação ao indicado no manual do fabricante. Por isso, o ideal é verificar o nível do óleo de motor regularmente.

PRECISO TROCAR O FILTRO DE ÓLEO TAMBÉM?

Outra dica fundamental: sempre substitua o filtro de óleo. Se for mantido após a troca, poderá contaminar o lubrificante novo com o volume residual do óleo velho e oxidado. É o popular barato que sai caro.

Leia também:

👉 Carros elétricos precisam de lubrificantes?
👉 5 respostas sobre aditivos de radiador
👉 Por que trocar o lubrificante em local especializado?

TRATAMENTO PARA CÁRTER DE MOTORES FAZEM DIFERENÇA?

Tratar o óleo lubrificante é outra medida importante para potencializar seus benefícios. Sua formulação ajuda a garantir o melhor funcionamento e proteção ao motor. Alguns dos principais benefícios são:
• Aumentar a proteção antidesgaste: prolonga a vida útil do motor, reduzindo o desgaste das peças móveis.
• Potencializar a ação antioxidante: retarda a oxidação do lubrificante, mantendo-o eficiente por mais tempo.
• Melhorar o índice de viscosidade: diminui a variação da viscosidade do lubrificante, mesmo em regime de trabalho com temperaturas mais elevadas.

PRODUTOS DE QUALIDADE FAZEM DIFERENÇA

O tratamento pode ser incluído na troca de óleo de veículos novos, seminovos ou em veículos mais antigos. A Promax Bardahl conta com uma linha completa de produtos desenvolvidos especialmente para garantir a saúde e longevidade dos motores a gasolina, flex e diesel. Desde óleos do tipo sintético, semissintético e mineral, passando pelos produtos B12 Plus, Power Racing, B12 Premium e B12 Turbo, entre outros.

Devido a qualidade de suas formulações e componentes químicos, os produtos da marca Bardahl, fabricados pela Promax, aumentam consideravelmente a vida útil do óleo lubrificante, evitando a perda das características antes do tempo, além de proteger todas as peças do motor contra oxidação e reduzir o consumo de óleo lubrificante. Só assim, você prolonga a vida útil do motor.

Respostas diretas para perguntas básicas