5 questões sobre o óleo no motor do veículo
6 de setembro de 2021
Saiba como aumentar a vida útil do óleo hidráulico
21 de setembro de 2021

Entenda como o lubrificante muda de cor ao circular e proteger as peças do motor e porque é natural que escureça em função do uso.

oleo

O responsável pela troca do lubrificante abre a embalagem e entorna o líquido, próximo da cor de caramelo claro, para dentro do cárter do motor. Em muitos casos, a cor do óleo parece a do mel e, verdade seja dita, é bonito de ver.

Se você já teve essa sensação ao efetuar a troca periódica, aproveite, pois será a primeira e última vez que verá o óleo nessas condições. Da próxima, ou seja, quando substituir o lubrificante, este sairá de dentro do cárter com uma coloração bastante escura nos motores a gasolina e mais ainda nos motores a diesel.

Sem Sustos

Não se assuste. É perfeitamente normal essa mudança na cor do produto. Isso significa que ele cumpriu seu objetivo.

Afinal, ao entrar em contato com as peças internas do motor e envolvê-las para reduzir o atrito e o desgaste, também exerce a função de limpeza contra impurezas criadas pela queima do combustível, então é natural que escureça.

Portanto, fique tranquilo quando, ao checar o nível do óleo, a vareta de medição sair do interior do cárter envolvida por um líquido mais escuro.

Leia também:

👉 5 questões sobre o óleo no motor do veículo
👉 Por que as montadoras recomendam óleo sintético?
👉 Por que trocar o lubrificante em local especializado?

Siga sempre o manual

Ao contrário do que muita gente acredita, ou pode querer te fazer acreditar, óleo escuro não é necessariamente indicativo para troca. O que vale – e essa é uma regra de ouro – é seguir as instruções do fabricante, apontadas no manual do proprietário.

Por outro lado, e como “seguro morreu de velho”, é sempre bom ficar de olho no nível de óleo do motor, checando periodicamente a vareta de medição. Alguns fabricantes mencionam em seus manuais que é normal baixar o nível do óleo de acordo com a quilometragem.

Viscosidade X Cor

Outra informação equivocada é sobre a cor do óleo novo em relação a viscosidade. Há quem acredite na história de que quanto mais escuro, mais espesso, ou seja, mais grosso. Isso até parece uma lenda urbana. Cada tipo de óleo tem sua viscosidade característica, desenvolvida para atingir seu ponto ideal em relação à temperatura do motor. E isso não tem nenhuma relação com coloração.

Ou seja, a viscosidade do lubrificante novo não tem relação com cor, mas com a espessura da camada protetora em cada peça de acordo com a temperatura do motor, condições de uso e manutenção.

O mais importante é colocar produtos de qualidade reconhecida no cárter do seu veículo. Com tradição e reconhecimento no mercado nacional e internacional, a Promax Bardahl produz uma linha completa de lubrificantes. São óleos sintéticos, semissintéticos e minerais para atender às necessidades de motores movidos a gasolina, etanol, bicombustível, diesel e GNV.

Acompanhe os próximos conteúdos e mantenha-se atualizado com as dicas da Promax Bardahl.

BANNER_BLOG_ADITIVOS