Carros preparados: Saiba mais sobre veículos turbinados

Saiba mais sobre regulamentação de graxas e lubrificantes
Saiba mais sobre regulamentação de graxas e lubrificantes
21 de fevereiro de 2020
Manter o carro limpo evita propagação do novo Coronavírus
Manter o carro limpo evita propagação do novo Coronavírus
19 de março de 2020

Tire suas dúvidas sobre carros preparados

Carros preparados: Saiba mais sobre veículos turbinados

Quem é apaixonado por carros preparados sabe como é importante ter cuidados para manter o veículo em perfeito funcionamento. Além de acelerar nas pistas, você pode customizá-lo e deixá-lo ainda mais potente.

Ao adquirir ou preparar o seu carro são necessárias algumas precauções que podem ajudar a potencializar o desempenho do seu veículo. Quer saber mais? Continue lendo a matéria. 

 

Veículos Turbo

O que torna um carro turbo é que, para funcionar, ele se alimenta de uma fonte de energia abundante que é desperdiçada em motores aspirados: o fluxo gerado pela expulsão dos gases de escape. Ou seja, o que alimenta o turbo é a passagem dos gases resultantes da queima da mistura do ar ou combustível

O turbocompressor é formado por duas câmaras diferentes, chamadas de fria e quente (que tecnicamente são chamadas de compressor e turbina, respectivamente). No interior de cada uma há um rotor (parte giratória - que trabalha em alta rotação e precisa ser muito bem lubrificada), ambas são interligadas e montadas no mesmo eixo.

Com a turbina instalada no coletor de escapamento, a passagem dos gases faz girar o rotor, consequentemente isso faz ela girar. Do outro lado do eixo, o compressor capta ar frio (previamente filtrado) e o direciona, sob pressão, para a tubulação do sistema de admissão do motor.

Ao contrário do que se imagina, o aumento de combustível não significa mais consumo, pois com a mistura de ar e combustível de forma mais densa nas câmaras, as explosões acabam ocorrendo de maneira mais forte, exigindo menos do acelerador.

Atualmente a busca por motores mais eficientes vem derrubando a barreira da fabricação com a diminuição do custo, devido ao aumento da escala de produção. O turbo que, até então, era somente aplicado aos carros esportivos, passa a ser uma excelente opção para os novos motores.

Há muitos usuários, entusiastas, que fazem a preparação dos carros para provas de arrancada e os utilizam em seu dia a dia. Entretanto, outros motoristas os preparam para a utilização nas ruas, tendo em vista o uso do carro com mais conforto em uma ultrapassagem ou até mesmo para a economia de combustível. Mesmo que algumas pessoas acreditem que esses veículos sejam sinônimos de gastos, o mercado mostra o contrário ao reduzir o tamanho de motores gigantes, 2.5, v6, v8 com 6 cilindros em linha, por motores 1.6 e 2.0 turbo, comprovando que há uma tendência no mercado com veículos mais potentes e que não gastam mais.

funcionamento da turbina

 

Leia também:

👉 Qual é o melhor aditivo para motor para o seu veículo?

👉 Dicas para cuidar do seu carro tunado

👉 Você tem dúvidas sobre qual lubrificante comprar?

 

Como funciona o motor aspirado-preparado

Neste tipo de veículo, o vácuo no motor é ocasionado pelo movimentos dos pistões que fazem com que a mistura de ar e combustível entrem no cilindro, provocando o funcionamento pelas válvulas. Nestes motores a taxa de compressão é alterada através do  rebaixamento do cabeçote, para se obter maior potência. Uma prática um pouco arriscada, pois um erro poderá custar no mínimo um novo cabeçote e conjunto de pistões e bielas.

Em geral, o motor aspirado não depende da alimentação do cilindro e, sim, da quantidade e do modo que ocorre a entrada de etanol ou da gasolina (carburado ou injetado) juntamente com o ar no cilindro. O cilindro é o dispositivo onde ocorre o processo de combustão.

 

Vantagens de ter um carro turbo 

  • Menor consumo de combustível (os motores ficam mais econômicos em até 10%);

  • Menor emissão de poluentes (por queimar menos combustível, emite menos gases);

  • Melhor desempenho e altitude (a uma altura de 2.500 metros, os veículos perdem cerca de 25% da sua potência pela falta de oxigênio. Já os motores turbinados não tem esse tipo de problema por reutilizarem os gases de escape.



Motores com turbina fixa e variável

Como os motores turbo estão virando tendência e já são uma realidade para o futuro, leve em conta que eles se diferenciam em dois tipos: fixos e variáveis. Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de bases de escape que passam pela turbina, como resultado, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia, favoravelmente, a resposta e o desempenho oferecidos ao motor. 



Manutenção dos Motores Turbo

Os motores turbo precisam de maior cuidado na manutenção, pois trabalham em temperaturas mais altas e, se ocorrer alguma avaria, o custo ficará mais elevado. Sobretudo, deve-se dar atenção ao lubrificante utilizado e às trocas de óleo para garantir que todas as partes do motor estejam lubrificadas e funcionem perfeitamente.

A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito maior, devido ao motor turbo oferecer também maior desempenho. 

Por todas estas particularidades, a Promax Bardahl possui na sua linha de produtos o Power Racing, um aditivo completo para óleos de motores turbinados ou aspirados-preparados a gasolina, etanol ou metanol. Adicionado em qualquer tipo de óleo de motor (base sintética, semissintética ou mineral), cria uma película separadora de atração polar, que resiste às mais elevadas pressões e temperaturas durante o funcionamento. Esta película também garante lubrificação imediata na partida, que é o momento mais crítico destes motores.

 

Já usou o Power Racing? Quer testar as funcionalidades dessa potência em lubrificação?

Confira em nosso site www.lojabardahl.com.br.

 

 

 

Banner Power Racing